quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A relação entre o "Efeito Borboleta" e o sucesso do empreendedor.


No livro "Chaos", James Gleik, conta que o meteorologista Edward Lorenz, na década de 60, criou um programa de computador que controlava e simulava diversos climas.

A programação original deveria ser de 0,506127, e no entanto, Lorenz arredondou para 0,506, desprezando assim as casas decimais; o que para seu espanto, resultou em mudança acentuada no clima no ambiente experimental, em relação ao resultado anteriomente obtido.

E assim, iniciou-se os estudo do fenômeno denominado: "dependência sensível das condições iniciais", o que significa que se você planeja e inicia a implementação do negócio de forma equivocada, o negócio tende a correr sérios riscos de não dar certo e falir. Essa dependência sensível das condições iniciais, recebeu nome popular de "Efeito Borboleta", que não tem nada a ver com o tema do filme homônimo; e que, segundo Lorenz, significa que: "pequenas mudanças provocadas por uma borboleta que move suas asas em São Francisco, na Califórnia, têm o poder de transformar as condições do tempo em Xangai, na China".

Em relação ao empreendedorismo, nos ensina que devemos elaborar o plano de negócios, de forma científica, estratégica e mais precisa possível, pois, este é o ponto crucial que poderá garantir até 85% do sucesso do negócio.

É preciso começar certo para que o todo possar dar certo! É importante que isso esteja bem claro para que o empreendedor possa aumentar significativamente as possibilidades do seu negócio dar certo.

Por: Nelson Tanuma

Nenhum comentário: